A região centro-norte de Azeroth é uma vasta área dominada por anões e é conhecida como Khaz Modan, ou simplesmente como os 3 Martelos.
O Martelo de Ferro domina a região das altas e
geladas montanhas de Dun Morogh, indo ao leste nas colinas ferteis de Loch
Modan e ao norte nas escarpas que observam o sul das Terras Alagadas, sendo o
território mais próximo do porto da Bastilha de Menethil, o único e grande
assentamento humano da região. Seus principais inimigos são os trolls e
gigantes das neves, as aberrações do subterrâneo e a eterna praga dos kobolds.
Ogros e gigantes das colinas tornam a vida em Loch Modan menos perigosa, mas
nem tanto. O Guardião do Martelo reside no centro da antiga Montanha de Grim
Forgar, de frente para a grandiosa Forja de Ferro, a maior maravilha deste
reino anão.
O Martelo do Trovão responde as terras
delimitadas pela meia-lua das montanhas de Dun Algaz, os planaltos onde voam os
majestosos grifos que chamam de montaria e amigos. Mais reclusos que os outros
dois martelos, é à sombra da majestosa Montanha de Grim Batol que é guardada a
única rota terrestre até as Terras da Intriga, os reinos do norte do
continente. Ogros e Dragões são seus maiores inimigos, mas outras coisas estranhas
ocasionalmente surgem quando o sol anuncia o crepúsculo.
O Martelo de Fogo guarda os serpenteantes vales
das montanhas de Dun Barad, terras áridas tornadas ferteis pelas cinzas de
inúmeros vulcões. A fúria dos elementos e dos grandes vormes que neles fazem
suas casas são seus inimigos, mas estes anões belicosos e fervorosos buscam força nas forjas de seus
ancestrais para perdurar. Os enormes portões negros de Grim Blak'Or, a Montanha
da Chama, se orgulham de jamais ter caído, mesmo quando o cataclismo ceifou
seus antigos aliados do Grande Reino humano do sul, há 600 anos.
Apesar da rica história dos 3 Martelos onde guerras e eventos catastróficos moldaram a personalidade e o imaginário anão, iremos nos ater ao Martelo de Ferro, o reino mais ao norte dos três e atualmente o mais próspero deles.
Contam os mais velhos, que há meio milênio,
seus avôs vindos das terras do sul lutaram em uma furiosa guerra que envolveu o
último reino dos gigantes nas montanhas de Dun Morogh pelo controle da região.
Muitos heróis surgiram naqueles tempos e muitos outros caíram. Mas após a queda
do rei gigante Ka’all Maddar, o gelado, o reino conheceu a verdadeira paz pela
primeira vez em séculos. Então foi fundada no coração de Dun Morogh a cidade
anã de AltaForja.
Há 400 anos, os anões de Dun Morogh se
espalharam pelas montanhas fundando vilas e poderosos fortes com o intuito de
nunca mais permitir a presença dos gigantes. Menos de 50 anos depois, a região
a leste, Lock Modan e suas terras frias e férteis também foram descobertas. Os
senhores de Alta forja concluíram que a região, na época habitada por criaturas
estúpidas e reptilianas (kobolds) deveria pertencer ao grande Reino do Martelo
de Ferro. Uma rápida investida assustou as hordas de criaturas que se
espalharam e recuaram para leste além do grande rio que cortava as terras
altas. Para consolidar a conquista, o regente mandou que se construi-se um
grande forte-represa que dividiu de vez as terras de Lock Modan.
Hoje, sob um regime de regência, no entanto,
Altaforja e o Martelo de Ferro não tem um rei. Os clãs de mais prestígio se
revezam no “poder” e reinam atravéz de um conselho de anciões. A esse conselho
é dado o nome de Guardiões do Martelo.
E é em um tempo sem heróis que a história dessa
geração se inicia. A paz reina nas grandes montanhas, mesmo com alarmes
ocasionais de atividades de um gigante ou com a descoberta de algum buraco
alguém que “cavou demais” e abriu caminho para algo que não deveria voltar a
superfície. Passa esses tipos de trabalho, existem o renomado Clã Mata Gigantes
e os misteriosos Arautos do gelo respectivamente.
E é na pequena cidade de Thelsamar, a jóia de
Altaforja localizada há 750 kms da capital no coração de LOck Modan é que
inicia essa trama.
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